sexta-feira, 8 de março de 2013

Degradação de esculturas e monumentos históricos

Salvador possui uma beleza natural admirada por baianos e turistas. Sendo uma cidade histórica, possui muitas esculturas e muitos monumentos. Estes, infelizmente, pouco valorizados por seus moradores. Elementos que preservam a história da capital vêm sendo pichados, arranhados e depredados. 

A estátua de bronze, construída em memória ao poeta Castro Alves, está protegida, cercada com grades e trancada com um cadeado. Ainda assim, na placa de mármore, uma frase: “A Bahia de Castro Alves” com uma mancha preta. Bahia esta que o poeta não gostaria de ver.


 


No bairro do Rio Vermelho, a escultura criada pelo artista plástico Tati Moreno, para prestar uma homenagem ao centenário de nascimento do escritor baiano Jorge Amado, comemorado em 2012, já estava com marcas de vandalismo pouco tempo depois da sua inauguração. Mesmo restaurada ainda estão visíveis os arranhões. 



 


Valmir Junior mora no bairro do Rio Vermelho há 11 anos e afirma: “Salvador precisa de um olhar mais cuidadoso dos seus habitantes, para preservar a nossa história. Para mim, falta educação e consciência.” E completa “as vezes a impressão que dá é de que os monumentos, esculturas e elementos tradicionais da nossa cultura precisam estar cercados, enjaulados, separados por uma barreira física da população, para que sejam respeitados.”

Luana Almeida, jornalista de 26 anos, acrescenta: "Falta educação e cuidado, tanto da população quanto da prefeitura. Se houvesse um trabalho de conscientização talvez as pessoas percebessem o valor cultural desses elementos. Muitas vezes as pessoas não sabem nem o que está representado, o que acaba contribuindo com a falta de respeito."

"Normalmente os turistas dão mais valor à nossa cultura do que os próprios moradores da cidade" Luana

Segundo a Fundação Gregório de Matos, órgão da prefeitura com a responsabilidade de coordenar a vistoria e manutenção destes locais, o município de Salvador possui 171 monumentos, que contam a história da cidade, do Estado da Bahia e do Brasil. O acervo é composto de 33 Bustos, 07 Chafarizes, 08 Efígies/Medalhões, 26 Esculturas, 21 Estátuas, 20 Fontes naturais, 06 Fontes Luminosas, 07 Hermas, 04 Memoriais, 14 Marcos e painéis, 07 Painéis de fechamento, 11 Monumentos, 04 Oratórios e 03 Mausoléus.


Infelizmente atos de vandalismo são muito freqüentes e estão entre as principais causas da degradação dos monumentos públicos de Salvador. Embora a fundação não tenha conhecimento de registros de furtos ou mutilações de monumentos entre os anos de 2012 e 2013, pichações, colagens, queima de materiais por uso de fogo, arremesso de objetos, entre outros, são atentados constantes ao acervo histórico e artístico de Salvador. 

Abaixo podemos ver mais alguns exemplos de descaso com o patrimônio cultural da cidade:






 A estátua de bronze, foi uma homenagem ao poeta Vinícius de Moraes, construída representando o tamanho natural do poeta, sentado, enquanto admira a vista de itapuã procurando uma inspiração para os seus poemas. E na placa, as marcas da degradação.  




Escultura  bastante enferrujada no bairro do Rio Vermelho




Monumento no bairro do Rio Vermelho sem referências sobre o artista ou qualquer outra informação sobre a obra. A placa está enferrujada e com as palavras completamente apagadas.





 Escultura pichada no Largo da Dinha - Rio Vermelho


Para quem se interessar em saber mais sobre o tema http://www.culturafgm.salvador.ba.gov.br/

Laís Nogueira







Um comentário: