por Maria Clara Lauton e Marília Princy
Os blogs de moda
há muito tempo deixaram de ser apenas um hobby e viraram uma profissão para
muitas pessoas no Brasil, principalmente na região Sudeste. Cada vez mais
meninas (e meninos também!) que se interessam pelo mundo da moda, viram
empreendedores e conseguem estruturar sua vida através de páginas na internet,
principalmente com o auxilio de anunciantes. Em Salvador isso também se torna
possível com determinação, porém com mais dificuldades. A baiana Marta Fonseca
consegue se sustentar através do seu blog, Armário
de Madame, mas afirma que em muitas partes do Nordeste, como Recife e
Maceió, o desenvolvimento de blogs é maior do que na capital baiana. “Em
Salvador as pessoas tendem ainda a pensar como uma cidade pequena, têm receio
de inovar, temam em não se informar sobre as novidades”disse.
(A blogueira Marta Fonseca no Farol da Barra, em Salvador) |
O blog de Marta
está no ar há três anos, e hoje conta com até três mil acessos únicos diários.
Martinha, como é conhecida pelas suas leitoras, conta que começou com uma
brincadeira, sem pretensão alguma, mas hoje é a sua profissão, graças aos
anunciantes. “É com o dinheiro pago pelos anunciantes que os blogs conseguem se
manter - já que é preciso pagar domínio, ter um layout bem feito, apostar em
fotos de qualidade, e tudo isso consome tempo, esforço e trabalho, muito
trabalho.” Para ela ainda há certa relutância das empresas baianas em investir
nos blogs de moda, mesmo assim essa situação já foi pior em Salvador. “Blogs
ainda não são reconhecidos como profissão e por isso mesmo tendem a ser
encarados como algo amador que merece um pagamento amador” observa Marta.
O
sucesso dos blogs de moda vem de um interesse crescente pelo assunto no mundo
todo. Segundo o Google Insight a busca por “blog de moda” cresceu 2.275 % nos
últimos 5 anos, superando mil vezes a busca por todos os termos relacionados
à moda. Para Marta, esse interesse no Brasil é também reflexo de um momento
econômico que vivemos, “tem sobrado dinheiro para outros itens que não são os
de necessidades básicas”. Esse espaço conquistado pelos blogs de moda associado
a um maior poder de compra da população, atraiu muitos anunciantes que passaram
a preferir como “garotas propagandas” de seus produtos, blogueiras, ao invés de
atrizes ou cantoras. A blogueira Lia Carvalho do blog Just Lia,
contou em entrevista ao portal IG que recebe cerca de 80 mil acessos por dia, e
por conta desse sucesso deixou o seu emprego como editora da revista Gloss para
viver do blog. Lia afirma que o que ganha hoje com anúncios é superior ao seu
antigo salário.
(Página do blog de Lia Carvalho) |
Se
os anunciantes são importantes, os leitores são fundamentais para que um blog
sobreviva, são eles que motivam as blogueiras a escreverem, que atraem mais
público e anunciantes. Desenvolver ferramentas para tornar essas blogueiras e
leitoras mais próximas, são necessárias para o fortalecimento do blog. Helane
Fonseca, de 19 anos, tem o blog Armário de Madame como um dos seus
preferidos e além do sobrenome em comum, possui muitas outras identificações
com Marta. Para ela, as dicas dadas no blog são muito úteis principalmente pelo
cuidado da blogueira com a acessibilidade dos produtos e dicas postadas. “Olho
o que ela posta e vejo que são coisas reais, que posso encontrar por perto e
comprar” comentou Helane.
E quem quer ter um blog como profissão,
deve em primeiro lugar ter foco. Marta recomenda que se deve ir com calma e
deixar as coisas acontecerem, "buscar desesperadamente uma loja para
anunciar no seu blog atrapalha mais do que ajuda, é melhor você construir um
blog bacana, divulgar entre amigas, e ir aos poucos crescendo". Para ela,
os anúncios aparecem a medida que seu trabalho vai sendo reconhecido. "O
interesse de anunciantes pelo que você faz é consequência, quando você faz bem
feito" diz.
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