quinta-feira, 14 de março de 2013

Qual é a sua profissão? Blogueira.



por Maria Clara Lauton e Marília Princy


    Os blogs de moda há muito tempo deixaram de ser apenas um hobby e viraram uma profissão para muitas pessoas no Brasil, principalmente na região Sudeste. Cada vez mais meninas (e meninos também!) que se interessam pelo mundo da moda, viram empreendedores e conseguem estruturar sua vida através de páginas na internet, principalmente com o auxilio de anunciantes. Em Salvador isso também se torna possível com determinação, porém com mais dificuldades. A baiana Marta Fonseca consegue se sustentar através do seu blog, Armário de Madame, mas afirma que em muitas partes do Nordeste, como Recife e Maceió, o desenvolvimento de blogs é maior do que na capital baiana. Em Salvador as pessoas tendem ainda a pensar como uma cidade pequena, têm receio de inovar, temam em não se informar sobre  as novidades”disse.

    
(A blogueira Marta Fonseca no Farol da Barra, em Salvador)
O blog de Marta está no ar há três anos, e hoje conta com até três mil acessos únicos diários. Martinha, como é conhecida pelas suas leitoras, conta que começou com uma brincadeira, sem pretensão alguma, mas hoje é a sua profissão, graças aos anunciantes. “É com o dinheiro pago pelos anunciantes que os blogs conseguem se manter - já que é preciso pagar domínio, ter um layout bem feito, apostar em fotos de qualidade, e tudo isso consome tempo, esforço e trabalho, muito trabalho.” Para ela ainda há certa relutância das empresas baianas em investir nos blogs de moda, mesmo assim essa situação já foi pior em Salvador. “Blogs ainda não são reconhecidos como profissão e por isso mesmo tendem a ser encarados como       algo amador que merece um pagamento amador” observa Marta.


    O sucesso dos blogs de moda vem de um interesse crescente pelo assunto no mundo todo. Segundo o Google Insight a busca por “blog de moda” cresceu 2.275 % nos últimos 5 anos, superando mil vezes  a busca por todos os termos relacionados à moda. Para Marta, esse interesse no Brasil é também reflexo de um momento econômico que vivemos, “tem sobrado dinheiro para outros itens que não são os de necessidades básicas”. Esse espaço conquistado pelos blogs de moda associado a um maior poder de compra da população, atraiu muitos anunciantes que passaram a preferir como “garotas propagandas” de seus produtos, blogueiras, ao invés de atrizes ou cantoras. A blogueira Lia Carvalho do blog Just Lia, contou em entrevista ao portal IG que recebe cerca de 80 mil acessos por dia, e por conta desse sucesso deixou o seu emprego como editora da revista Gloss para viver do blog. Lia afirma que o que ganha hoje com anúncios é superior ao seu antigo salário. 

(Página do blog de Lia Carvalho)
   Se os anunciantes são importantes, os leitores são fundamentais para que um blog sobreviva, são eles que motivam as blogueiras a escreverem, que atraem mais público e anunciantes. Desenvolver ferramentas para tornar essas blogueiras e leitoras mais próximas, são necessárias para o fortalecimento do blog. Helane Fonseca, de 19 anos,  tem o blog Armário de Madame como um dos seus preferidos e além do sobrenome em comum, possui muitas outras identificações com Marta. Para ela, as dicas dadas no blog são muito úteis principalmente pelo cuidado da blogueira com a acessibilidade dos produtos e dicas postadas. “Olho o que ela posta e vejo que são coisas reais, que posso encontrar por perto e comprar” comentou Helane.



    E quem quer ter um blog como profissão, deve em primeiro lugar ter foco. Marta recomenda que se deve ir com calma e deixar as coisas acontecerem, "buscar desesperadamente uma loja para anunciar no seu blog atrapalha mais do que ajuda, é melhor você construir um blog bacana, divulgar entre amigas, e ir aos poucos crescendo". Para ela, os anúncios aparecem a medida que seu trabalho vai sendo reconhecido. "O interesse de anunciantes pelo que você faz é consequência, quando você faz bem feito" diz. 

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