quinta-feira, 21 de março de 2013

Tarde em Itapuã



Tarde em Itapuã
Por: Marcos Coutinho.
  Em 1971 Vinícius de Moraes e Toquinho estavam compondo a música “Tarde em Itapuã” naquele tempo como era bom “passar uma tarde em Itapuã” e “falar de amor em Itapuã”, mas nos dias atuais talvez a parte da música que mais se encaixe na situação de Itapuã seja “o dia pra vadiar”.

  “Passar uma tarde em Itapuã”, atualmente, você vai passando: vai passando o relógio, passando a carteira, entre outros itens, em decorrência da violência existente no bairro, se até a estátua do poeta Vinícius de Moraes, vem sofrendo com os furtos e atos de vandalismo, imagina quem tem que passar por Itapuã.

  Itapuã que significa “pedra que ronca” em tupi guarani, cresceu nesses últimos 42 anos, se transformou em um dos bairros mais populosos de Salvador, com cerca de 250 mil habitantes, segundo o IBGE. Os coqueiros deram lugar a cimento e concreto, a região que no passado só tinha casa de veraneio, passou a ter moradias fixas, perdeu certo charme, mas o mais preocupante é a violência do bairro, os assaltos, o tráfico de drogas, atos de vandalismo, que transformaram o bairro de tranquilo e romântico, para violento e pouco romântico, hoje a “pedra que ronca” esta mais para a “pedra que grita”, grita pedindo socorro.

  Henrique Gomes, de 20 anos, morador do bairro, acha que Itapuã esta violenta e conta sobre a violência no bairro, ao ser perguntado se já tinha sofrido com essa violência à reposta dele foi “não, porém amigos próximos a mim já sofreram”, o que na verdade termina atingindo ele indiretamente essa violência, já que as pessoas que sofrem são próximas, quando perguntado uma forma para diminuir a violência em Itapuã à resposta dele foi simples “aumentando o policiamento na região, agindo de forma eficiente”.

  Então, qual é a de Itapuã? É justamente buscar diminuir essa violência, para podermos cantar, andar e curtir as suas belezas, assim como faziam Vinícius e Toquinho. Podem ser feitas ideias como a sugerida por Henrique, para essa violência diminuir, pois ainda não é tarde para Itapuã, o bairro tem que sair da sombra e mostrar seu brilho, mostrar que ainda se pode “falar de amor em Itapuã”.

Foto da estátua de Vinicius de Morais em Itapuã, que sofre com o vandalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário